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1.1 O que é Yoga?
“Tradições não emergem do nada, totalmente formadas. Elas são criadas
orgânicamente através do tempo por seres humanos reais” - Christopher
Hareesh Wallis
Yoga é uma prática espiritual que se sobrepõe a diversas religiões do sul da
Ásia.
Vejamos qual o significado da palavra Yoga:
** Unir cavalos à carruagem
* Juntar
* Unir
* Disciplina
* Processo ou método
* Integração
* Conexão
* Exercício
Yoga pode ser definido, de maneira geral, primeiramente como um “sistema”
de práticas psicofísicas que utiliza a conexão entre mente e corpo, sendo esta
conexão central a tornar as práticas que chamamos de Yoga distintas de outras
práticas espirituais que carecem desta Conexão.
A Palavra Yoga, no sentido destas práticas psicofísicas, significa literalmente
conexão ou integração.
Podemos também definir Yoga como:
Unir-se firmemente a uma disciplina espiritual, no qual o elemento central é o
processo de alcançar a integração e uma conexão profunda com a realidade,
primeiramente através do exercício de repetidamente trazer todas as energias
dos sentidos, corpo e mente juntos para um único ponto de foco tranqüilo*.
* Ex: a respiração; o asana; ou ainda algo interno ou externo a você, como a
luz de uma vela ou as batidas do coração ou o que funcionar para você.
As práticas são opcionalmente teístas, ou seja, compatíveis com religiões
teístas, não teístas e até filosofias ateístas. Nos Sutras de Patanjali, podemos
verificar que a sua opinião é de que a devoção a um deus traz benefícios
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imensuráveis à prática de yoga, porém não é um requisito para colher seus
frutos.
Yoga é uma disciplina espiritual. Embora hoje em dia existam praticantes que
se afastam de seu cunho espiritual, tais práticas careceriam do elemento central
que define yoga em si - a conexão corpo, mente e espírito. Deixando o último
aspecto de lado, as práticas são apenas exercícios físicos.
Mas como pode ser uma disciplina espiritual se pode ser praticada por
ateus?
O conceito central do Yoga não é Deus, mas o eu interior, ou seja, a
natureza de sua essência, a consciência pura, ou também sua consciência
fundamental de “ser”. Não é o que te torna diferente dos outros, e sim seu senso
fundamental de estar vivo - que não é algo exclusivo, mas compartilhado por
todos os seres conscientes de si e tendo, portanto, a consciência como sua real
natureza.
A consciência está em todos os seres, a diferença é que os seres humanos
têm a capacidade de auto reflexão, ou seja refletir sobre si, seu passado e suas
ações.
Essa reflexão chama-se Vimarsa: a capacidade/habilidade da consciência
poder entrar em contato consigo mesma.
Essa consciência - que é sua essência natural - não pode ser vista, tocada
ou sentida fisicamente, contudo pode ser percebida. Esta percepção ocorre
quando relaxamos de todas as nossas auto-imagens, ou seja, devemos abrir
mão do apego aos nossos pensamentos sobre nós, às histórias e narrativas que
supostamente nos definem e constroem nosso ego identificado com o corpo e a
individualidade.
1.2 Qual o Objetivo do Yoga?
Existem muitas divergências entre as diversas tradições de Yoga, porém o
ponto de convergência de todas elas é o objetivo do Yoga.
Patanjali, o mais famoso expoente do yoga no ocidente, compôs o Astanga
Yoga Sutras (Sutras do yoga de 8 partes), que são condensados de sabedoria
em frases curtas como um fio.
Nestes Sutras, podemos encontrar logo no primeiro capítulo o seguinte
ensinamento: Yogaścittavṛttinirodhaḥ||2||. Essa é a explicação de Patanjali sobre
o que é Yoga e pode ser traduzida como:
1 - “Yoga é o estado em que as flutuações da mente cessam”;
5
2 - “Yoga é o estado no qual os pensamentos estão sob controle”.
3 - Geralmente esse sutra é comumente traduzido como “Yoga é controle
das flutuações da mente”.
Dentro da perspectiva não dual, entendemos que Yoga é um estado e,
portanto, um fim (traduções 1 e 2). Já a tradução 3 destaca Yoga como um meio
para que se atinja este controle. Assim, é necessário entender o contexto em
que yoga é abordado, por quem e por qual escola para que possamos extrair e
integrar de maneira correta as informações.
Embora faça mais sentido que ao praticarmos yoga busquemos tal controle,
essa ideia vai contra a própria tradução da palavra - que é “Integração/conexão”
no contexto de corpo e mente. De acordo com Tirumalai Krsnamacarya, pai do
Yoga moderno, a prática que leva à este estado é Yogabhyasa (prática de
Yoga).
Ainda assim, deixando a semântica à parte, o objetivo do Yoga, comum a
todas as escolas de pensamento e prática, é estar desperto à sua verdadeira
natureza, livre de apegos em relação a tudo que não o é - seu corpo, sua mente,
pensamentos e seus sentimentos. A isso, damos o nome de “liberação”,
Liberdade Divina (“Svatantra”), que nos torna livres de todo sofrimento que é
fruto de criações da mente.
Estar livre de apegos significa não se prender ou tentar controlar, manipular
ou manter quaisquer pensamentos, sentimentos, desejos e aversões.
Portanto, o objetivo do Yoga é o despertar para sua verdadeira natureza: a
consciência.
1.3 Mitos do Yoga
QUAL A “IDADE” DO YOGA?
Existem várias versões sobre há quanto tempo o Yoga surgiu: 3 mil anos, 5
mil anos, 7 mil anos ou até mais. Os acadêmicos que estudam e dissertam
sobre sua origem não levam em conta nada que não tenha evidências; contudo,
a ausência de evidências de que o Yoga surgiu há mais de 5 mil anos, por
exemplo, não quer dizer que ele não existiu antes de tal período de tempo,
apenas que não se pode afirmar uma proposição sem indícios que a sustentem.
A origem do mito que afirma que o Yoga surgiu há 5 mil anos se deve à
descoberta, cem anos atrás, de ruínas (onde hoje é o Paquistão) de uma
civilização que floresceu entre 200 e 800 AC. Nesse espaço foram encontrados
selos de aproximadamente 5x5 cm, uma espécie de gravuras utilizadas em
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obras de cerâmica antes destas irem ao fogo; um desses selos em particular
retratava uma figura aparentemente divina, com ornamentos na cabeça, cercada
por animais e sentada na postura que hoje conhecemos como Siddhasana, com
as mãos em repouso. Aparentemente esta figura também tinha 3 rostos, o que
levou alguns historiadores da época associaram esta imagem à Shiva em uma
postura de Yoga.
O grande problema é que, em mais de 2 mil anos, nenhuma outra evidência
conectando aquela imagem à uma prática de Yoga foi encontrada.
AFINAL QUANDO PODEMOS AFIRMAR QUE O YOGA SURGIU DE FATO?
Por volta de 1500 AC, a Índia era um país com uma cultura extremamente
letrada não no sentido de ler e escrever, e sim no de desenvolver uma técnica
mnemônica de extensas composições orais.

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